• Flickr Governo de São Paulo
  • Linkedin Governo de São Paulo
  • TikTok Governo de São Paulo
  • Twitter Governo de São Paulo
  • Youtube Governo de São Paulo
  • Instagram Governo de São Paulo
  • Acessar o Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

PROGRAMA ESPECIAL DE QUALIFICAÇÃO EM ARTES

TEATRO E DANÇA

SOBRE O
PROGRAMA

SOBRE O
PROGRAMA

O Programa de Qualificação em Artes teve sua origem em 1997 como um desdobramento da iniciativa que inicialmente se materializou como o Projeto Ademar Guerra, uma ação promovida pela então Secretaria de Estado da Cultura. O nome do projeto é uma homenagem a um dos maiores diretores brasileiros, que viveu de 1933 a 1973, e sua ênfase inicial estava exclusivamente centrada na orientação teatral.


Em 2015, após 18 anos de atuação do Projeto Ademar Guerra, o programa foi ampliado, passando a incluir a Dança, culminando na criação do Programa de Qualificação em Artes: Teatro e Dança, abrangendo ambas as expressões artísticas.

TEATRO

O Programa de Qualificação em Artes do Estado de São Paulo, criado em 1997, visa oferecer orientação artística a grupos teatrais do interior e litoral do estado.


Artistas-orientadores acompanham os grupos selecionados, ajudando-os no desenvolvimento de seus processos criativos e na montagem de espetáculos, promovendo a formação pela cadeia produtiva e a inserção no mercado de trabalho desses artistas criadores.


A coordenação artística estabelece metas para promover metodologias que fortaleçam a autonomia e sustentabilidade dos grupos como pólos de cultura em suas comunidades, incentivando a gestão de suas escolhas artísticas.


O sucesso dessa parceria depende da consciência dos grupos sobre seu próprio processo criativo e a clareza na comunicação com os orientadores.

Foto de pessoas ensaiando
Foto de pessoas ensaiando
Foto de pessoas ensaiando
Foto de um casal dançando
Foto de um casal dançando
Foto de um casal dançando

Dança

Concebido para aproximar artistas, mediante a orientação de grupos, companhias e coletivos de todas as formas da dança do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, o PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM DANÇA alarga seus contornos ao  investir diretamente em territórios estruturados e/ou em estruturação da arte, cultura, indústria e economia criativas. Para isto,  também estabelece especiais circuitos de circulação e validação da dança atual.


O foco das ações, centradas no trabalho direto junto aos núcleos em arte,  tem por meta criar condições para a sustentabilidade de grupos em diversas fases de suas trajetórias formativas e de criação. Na labuta pela sustentabilidade - financeira e simbólica-, estão imbricadas a geração de trabalho, emprego e renda para os integrantes de cada grupo orientado,  a partir do que cada um deles já carrega consigo:  um projeto de criação em dança a ser estreado, somado às condições para que isto se realize, a partir de cotidianos  esforços de coreógrafos, bailarinos, professores e diretores.


A busca desta meta- a sustentabilidade,-   se organiza pelo princípio da aproximação entre polos da produção em arte, minimizando a solidão do ato criativo em si. Para isto, prioriza-se o princípio de "artistas que orientam artistas" : profissionais-artistas da dança são enviados  a muitas cidades do estado para a  partilha de conhecimentos práticos, técnicos e teóricos – em invenção/criação, formação, gestão/produção-  mediante orientações especiais para grupos, companhias e coletivos em diferentes fases de suas trajetórias.